— O número expressivo de visitantes que deve chegar à cidade faz com que o evento mereça tanta atenção quanto a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Além disso, como país de maioria católica, muito nos honra termos sido escolhidos para sediar a Jornada. Portanto, precisamos prestar serviços de qualidade para que os visitantes tenham informação e conforto, e possam aproveitar esta experiência da melhor forma possível, disse Caiado.
A Comissão tem como presidente o Vereador Carlo Caiado; Relator, Vereador Reimont; e membros os Vereadores Tio Carlos, Chiquinho Brazão e Professor Uóston. O Comitê Especial que acompanhará os preparativos para a realização da Jornada Mundial da Juventude Católica no Rio de Janeiro irá realizar audiências públicas com a participação da Igreja Católica para encaminhar sugestões e demandas à Prefeitura. Segundo o Vereador Carlo Caiado, o grupo também irá cobrar do Executivo a realização de metas e obras.
Já no cenário Federal, o deputado Rodrigo Maia também solicitou, no dia 24 de agosto, à Câmara dos Deputados requerimento para a criação de uma Comissão Especial para acompanhar a organização da JMJ 2013. Para o deputado é fundamental que a Câmara possa acompanhar, juntamente com a sociedade, o planejamento do evento e fiscalizar o uso de recursos públicos para a sua realização. Em seu blog, Rodrigo Maia afirmou que é preciso garantir qualidade de serviços e segurança aos milhares de jovens que estarão no país.
Acolhida e itinerário da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora
Em 22 de abril de 1984, na conclusão do Ano Santo, o Beato João Paulo II, em Roma, entregou aos jovens a Cruz da Jornada Mundial da Juventude com a seguinte exortação: “Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. A partir dessa data, a também conhecida Cruz dos Jovens passou a peregrinar por todo o mundo e em 2003, junto com ela, passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.
No dia 18 de setembro, pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país, dando aos jovens a oportunidade de sentir um pouco do que de fato será a JMJ 2013 no Rio de Janeiro.
Para a Coordenadora de Comunicação da Pastoral da Juventude, Anna Bayer, a Cruz representa o símbolo do cristianismo e da fé católica.
— Por si só a Cruz é o símbolo do cristianismo e do catolicismo, que nos remete a tudo aquilo que Jesus passou por nós. Ela não representa para nós a morte, como muitos irmãos pensam, mas gera uma profunda gratidão por tudo aquilo que Cristo sofreu por nós. A cruz ser o símbolo da Jornada é também uma recordação de todos os sofrimentos e cusparadas que muitos de nós, na caminhada, sofremos. Sua chegada ao Brasil é um sinal de que este país deve seguir o exemplo da caminhada que Cristo fez. Por isso, também creio que a temática “Ide e Evangelizai” é uma confirmação daquilo que precisamos ter a cada dia em nossa caminhada: fé, disse Anna.
Já para Natasha Teixeira, da Comunidade Missão em Teu Altar, no Complexo da Maré, a Cruz significa prova de amor e salvação.
— A Cruz para mim é o significado de uma nova vida, é o caminho em que se baseia minha vida, significa Salvação. A maior prova de amor que somente Deus daria por mim. A Cruz é amor, afirmou Natasha.
Após a chegada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora iniciarão uma peregrinação, passando por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começando pelo Regional Sul 1, que corresponde ao estado de São Paulo. Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo. E no mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.
A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.
Extraído do site da Arquidiocese do Rio (http://www.arquidiocese.org.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário